sexta-feira, 27 de março de 2009

sites pedro alves e joao pires

Decidimos criar no nosso blog uma lista de sites importantes sobre astronomia se conhecerem mais alguns sites importantes por favor indiquem-nos que nós publica-mos.

http://www.astroimagem.com/index.html - neste site vemos imagens sobre a astronomia e sobre a lua.

http://www.cosmobrain.com.br – neste site vemos imagens de eclipses totais da lua.

http://astronomia.web.st/main.htm - neste site vemos imagens sobre o ano internacional da astronomia.

http://www.zenite.nu – neste site vemos planetas, constelações e curiosidades.

http://www.nasa.gov – neste site vemos imagens sobre o dia da NASA e informações sobre as suas missões.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Tsunami solar

Tsunami solar

Astrónomos capturaram as primeiras imagens de um "tsunami solar" varrendo a atmosfera do Sol a mais de 1 milhão de quilómetros por hora. O evento foi registado por câmaras do espaço naves gémeas Stereo, da NASA, em Maio do ano passado, mas só foram divulgadas agora. Este tipo de tsunami - que naturalmente não envolve água, mas uma onda de pressão - é causado por uma explosão próxima ao Sol, que faz com que um pulso se propague em um padrão circular. O fenómeno que aparece nas imagens durou, ao todo, cerca de 35 minutos, atingindo seu auge 20 minutos depois da explosão inicial, e foi estudado por cientistas do Trinity College, na Irlanda. "A energia liberada nestas explosões é fenomenal, cerca de 2 bilhões de vezes maior do que o consumo anual de energia da Terra em apenas uma fracção de segundo", disse David Long, um dos especialistas que estudou o fenómeno. "Em meia hora, vimos o tsunami cobrir quase todo o disco solar". Os astrónomos envolvidos na pesquisa dizem que o fenómeno foi apelidado de "tsunami solar" porque a onda de pressão no Sol se move exactamente como um tsunami na Terra, só que com gás quente no lugar da água.
Fonte: http://cienciasempre.blogspot.com/

quarta-feira, 25 de março de 2009

O gelado da astronomia com sabor a Galileu


A marca de gelados Bohemian Raspberry publicita o Galileu. Uma embalagem de gelados de baunilha e de chocolate é dedicada à banda dos Queen e à música “Bohemian Raspberry”.

Durante as nossas pesquisas nas aulas ficamos a saber que o guitarrista Brian May desta banda é especializado em astrofísica e recentemente a sua tese dedicada a luz zodiacal foi publicada em livro. O físico interrompeu o seu curso nos anos 70 para se dedicar à banda. Mas passado pouco tempo de Freddie Mercury falecer, retomou os seus estudos de astrofísico. Agora é reitor da "Universidade Liverpool John Moores ".

Dois Satélites Colidiram no Espaço

Dois Satélites colidiram

Pela primeira vez na história, um satélite russo e um satélite norte-americano colidiram em órbita.
Esta colisão deu-se no dia 10 de Fevereiro pelas 19h56, originando uma nuvem de escombros.
Este acontecimento trouxe grandes preocupações, pois agora existe muito lixo à deriva no espaço. Há cientistas que temem que esse lixo possa chocar no telescópio Hubble.
Existem actualmente 9.000 pedaços de lixo no espaço num total de 5.000 toneladas, cada um deles com mais ou menos 10 cm de comprimento.
Até agora não há nenhum método funcional para limpar este lixo todo.

Carlos e Inês S.

Tertúlia Galileana


Tertúlia Galileana






No dia 6 de Março de 2009, entre as 19h e as 21h na Escola Básica 2+3 Matilde Rosa Araújo realizou-se uma actividade onde fizemos de conta que éramos Galileu Galilei. Observamos pelo telescópio a Lua e a estrela Sírios. O Prof. José Saraiva do NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) mostrou-nos imagens de Marte em 3D.
Devido as condições meteorológicas o tempo não esteve do nosso agrado, e por essas razões não pudemos observar Saturno e a Nebulosa de Orion. Tivemos também oportunidade de comunicar com um observatório na Califórnia. Ficamos a saber que este observatório demorou cerca de 4 a 5 meses a ser construído. Este professor da Universidade da Califórnia construiu este observatório peça a peça e custou cerca de 5 mil $. A sala onde decorreu a actividade estava mais cheia do que previsto e por isso nem todas as pessoas conseguiram visualizar correctamente as imagens em 3D de Marte. No entanto, estamos a preparar um trabalho para que todos possam ter acesso a essas imagens.
Gostamos muito desta actividade, principalmente das imagens em 3D de Marte.

Trabalho realizado por:
-Alexandra Cerqueira Nº1 7ºE
-Rodrigo Aleixo Nº 24 7ºE

quarta-feira, 18 de março de 2009

Instrumentos de Pesquisa Espacial

No âmbito da disciplina de ciências naturais a professora pediu-nos para fazer um trabalho escrito que no permitisse conhecer mais sobre os Instrumentos de pesquisa Espacial, para aprofundamos o capítulo de matéria sobre o espaço.



Os Instrumentos de pesquisa Espacial servem para os astrónomos consigam observar o universo em pormenor, para conhecermos o universo, o nosso sistema, a nossa galáxia, etc.



Os instrumentos de pesquisa Espacial são:

Existentes na terra
· O telescópio
· Os radiotelescópios

Colocada fora da terra
· Os telescópios espaciais
· Os satélites artificiais
· As sondas espaciais
· As naves tripuladas

O Telescópio

O telescópio foi o primeiro Instrumento de pesquisa Espacial. O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objectos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica (Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar), através da recolha da luz dos objectos distantes, da focalização dos raios de luz em uma imagem óptica real e sua ampliação Geométrica.

O Radiotelescópio

Contrastando com um telescópio comum, que produz imagens através da luz visível, um radiotelescópio observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através de uma ou conjunto de antenas parabólicas de grandes dimensões.
Curiosidade: o radiotelescópio maior chama-se RATAN-600.


O Telescópio Espacial

O telescópio espacial e um satélite astronómico, artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. No fundo e um telescópio que esta no espaço que observa melhor as imagens do espaço.
Curiosidade: o telescópio espacial mais conhecido e o de hublle.






O Satélite Artificial


Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinónimo para "satélite artificial". O termo "satélite artificial" tem sido usado quando se quer distingui-los dos satélites naturais, como a Lua.
Actualmente estão em órbita:
· Satélites do Sistema de Posicionamento Global
· Satélites de comunicações
· Satélites científicos
· Satélites militares
· E uma grande quantidade de lixo espacial
Ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre:
o Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones por satélite baseiam-se numa rede Iridium, uma rede de satélites de baixa altitude.
o Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em micro gravidade. Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais, para observar fenómenos naturais, para o Mapeamento de cidades e até para a espionagem.
o Satélites militares com o objectivo de efectuar o reconhecimento fotográfico do território inimigo.

Exemplos de satélites artificiais:

Os primeiros satélites postos em órbita foram o Sputnik I (04/10/57) e o Sputnik II (03/11/57), lançados pelos soviéticos, e seguidos pelo Explorer I (31/01/58), lançado pelos norte-americanos. Nas telecomunicações, o satélite pioneiro foi o Telstar, lançado pelos norte-americanos em 1962.

Após o sucesso dessas experiências, imediatamente, o homem colocou satélites artificiais em órbitas de quatro outros astros do sistema solar: O próprio Sol (Luna I, em 1959); a Lua ( Luna X, em 1966); Marte (Marine IX, em 1971) e Vênus (Venua IX, em 1975).

Na década de 50 foram lançados os primeiros satélites militares. As duas grandes potências (Estados Unidos e a antiga União Soviética) desenvolviam e testavam os foguetes ICBMs (Intercontinental Balistical Missiles). Os norte-americanos activaram seu projecto ultra-secreto KH-1, que contava com os satélites Discoverer. Em 18 de Agosto de 1960 o satélite Discoverer 14 subiu equipado com a primeira câmara fotográfica Corona. Em 11 de Dezembro de 1961, os soviéticos tentaram lançar, sem sucesso, o satélite espião Zénite 1. No dia seguinte (12 de Dezembro), os americanos lançaram o Discoverer 36, que já fazia parte do projecto KH-3.


A Sonda Espacial



Sonda espacial é uma nave espacial não-tripulada, utilizada para a exploração remota de outros planetas, satélites, ou cometas. Normalmente as sondas tem recursos de telemetria, que permitem estudar à distância suas características físico-químicas, e por vezes também o seu meio ambiente. Algumas sondas, como Landers ou Rovers, pousam na superfície dos astros celestes, para estudos de sua geologia e do seu clima.
Exemplos: o Columbia e a Pathinder.


As Naves Tripuladas

São as naves que levam os astronautas para o espaço, nessa altura que comanda a nave e as operações são eles.
A primeira dessas viagens foi em 1969 quando Neil Amstrong e Edwin Aldrin pisaram a Lua pela primeira vez (missão Apollo 11).


As Estações Espaciais

Uma Estação Espacial é uma estrutura artificial concebida para a permanência humana no espaço. A distinção entre uma estação espacial e uma nave espacial reside na ausência de sistemas de propulsão ou de aterragem — em vez disso, são necessários outros veículos para transportes de e para a estação. As estações espaciais são desenhadas para suportar a vida em órbita a médio prazo, por períodos de semanas, meses, ou mesmo anos.
As estações espaciais são utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço, bem como para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, comparativamente a outros veículos espaciais.
A expressão "estação espacial" foi cunhada pelo alemão Hermann Oberth em 1923 para descrever uma estrutura que serviria como ponto de partida para viagens a Lua e Marte.
Exemplos:
Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7
Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5
Skylab
Mir
Estação Espacial Internacional


Trabalho realizado por:
· Lara Custódio Nº17 Tª7ºE

quarta-feira, 11 de março de 2009

Eventos do AIA

Durante o Ano Internacional da Astronomia vão decorrer vários eventos sobre a Astronomia no nosso País, como:
- Conferências;
- Palestras;
- Concursos;
- Exposições;
- Observações;
- Planetários.
Para mais informações consultem o Site: http://www.astronomia2009.org/

Palestra sobre Marte

O Dr. José Saraiva é um cientista que se interessa pelo Planeta Marte, tendo realizado vários estudos. No dia 27 de Novembro pelas 2h30m veio à nossa escola falar-nos um pouco sobre este Planeta.

O Planeta Marte
Marte é conhecido como o planeta vermelho, pois tem uma tonalidade rosada. Esse tom resulta do enferrujamento do ferro que possui. Este planeta tem despertado a curiosidade dos cientistas por apresentar algumas características semelhantes à Terra, sendo o único onde ainda se põe a hipótese de existir vida. Na sua superfície observam-se vales semelhantes a leitos dos nossos rios. Mas a sua atmosfera é muito ténue e o ar é irrespirável. Marte demora praticamente o mesmo tempo que a Terra a realizar uma rotação completa, mas demora o dobro do tempo para dar uma volta ao Sol. Tem duas luas (Phobos e Deimos) e pode ser visto no céu durante toda a noite.
As primeiras sondas em Marte

As primeiras sondas a aterrar em Marte, chamavam-se Vikings 1 e 2।A Viking 1 chegou a Marte 19 de Junho de 1976, e a Viking 2 a 7 de Agosto de 1976। Durante a sua permanência à superfície do Planeta, enviaram fotos para a Terra। A bordo dessas sondas decorreram quatro experiências, que não deram uma resposta clara. Numa fotografia viram uma parte de Marte coberta de gelo, o que despertou grande curiosidade nos cientistas: Onde haveria água para formar gelo? E descobriram outras coisas que levariam décadas a esclarecer.
A Cara Mistério
Numa fotografia tirada pelas Vikings apareceu uma forma de uma cara. Os cientistas chegaram a pensar que um marciano quis comunicar com a humanidade, tendo encontrado esta forma de nos dizer que existiu vida em Marte.








Crateras em Marte

Numa das fotografias foi registada uma cratera com cerca de 10 km de gelo. O gelo manifesta a sua presença em várias formas.


Vulcões em Marte

Existem vários vulcões em Marte de vários tamanhos como por exemplo este vulcão que se vê na imagem seguinte. Neste vulcão cabia Portugal inteiro.



Hoje em dia conhecem-se organismos Extremófilos que existem em Marte

Os organismos Extremófilos são estruturas que conseguem sobreviver ou até necessitam fisicamente de condições geoquímicas extremas, prejudiciais à maioria das outras formas de vida na Terra. Vivem, portanto, em ambientes inóspitos onde outros seres vivos não teriam hipótese de manter-se. Mas as características desses microrganismos já se revelaram úteis, por exemplo, nas indústrias farmacológicas, alimentar e de detergentes. Existem vários tipos de Extremófilos:
-Acidófilos;
-Halófilos;
-Termófilos;
-Criófilos;
-Radioresistentes;
-E muitos outros.

No futuro
"Talvez um dia os marcianos sejamos nós…"






Trabalho realizado por:
Joana Horta
Lara Custódio

sexta-feira, 6 de março de 2009

Observações Astronómicas

No dia 6 de Março vamos realizar na nossa escola observações nocturnas e outras actividades integradas na comemoração do AIA.
Esta sessão será aberta a toda a comunidade escolar e decorrerá entre as 19h e 21h.
Nessa noite todos os participantes poderão observar a superficie da Lua, Saturno, a Nebulosa Orion e Sírius, caso as condições meteorológicas o permitam.
O Dr .José Saraiva estará presente, para apresentar imagens em 3D de Marte.

Venham e participem. Deixem depois o vosso comentário às actividades.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Palestra

No dia 5 de Março de 2009, 5ª feira, por volta das 10h 20min com a presença do professor doutor Fernando Lau (I.S.T.) realizar-se-á na Escola Básica 2+3 Matilde Rosa Araújo, no Centro de Recursos, uma palestra intitulada “ A Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico e em Portugal”.
Todas as turmas estarão representadas, por 2 ou 3 alunos.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Astronomia no 1º ciclo



No passado mês de Fevereiro a Prof. Paula Furtado, foi às escolas do 1º ciclo Padre Agostinho Neto e Tires nº 3, juntamente com a sua boneca Matilde Galileu, conversar com os alunos do 3º e 4º ano, sobre Astronomia.Todos estavam ansiosos por esta visita. A sala estava devidamente decorada com trabalhos alusivos ao Ano Internacional da Astronomia.




No início da conversa a Prof. Paula colocou algumas perguntas. Alguns meninos responderam correctamente a questões sobre as estrelas. Mas descobriram que muito mais havia para aprender. Afinal as estrelas não são todas do mesmo tamanho, não se encontram todas às mesma distância do nosso planeta e o Sol não é a maior estrela que existe no céu. É apenas a estrela que está mais perto de nós e é parecida a todas as outras que só conseguimos ver de noite.



Quando se começou a falar de galáxias o interesse aumentou. A partir de imagens, os alunos da escola puderam perceber que existem muitas galáxias no Universo e que todas elas têm uma forma característica, sendo este um critério utilizado pelos astrónomos para as classificar.

E como foi fácil perceber como se movimentam os astros na nossa Galáxia. Com um simples alguidar com água, canela e uma colher de pau, foi possível, mexendo em círculos a canela na água, observar a formação de uma figura à superfície da água, semelhante à nossa galáxia que tem a forma de uma espiral.


O Sistema Solar também despertou grande curiosidade em todos os meninos. Falou-se em algumas características dos maior astro do Sistema Solar, o Sol, e dos Planetas.

No fim, e para acabar em grande todos tiveram oportunidade de observar o Sol, através do telescópio que a Prof. Paula levou consigo. Mas, sempre com muito cuidado, utilizando filtros adequados, pois olhar directamente para o Sol pode cegar.